segunda-feira, 24 de outubro de 2011

CONHEÇA O PROJETO TAMAR!!!

       O Projeto Tamar (projeto tartarugas marinhas) foi criado em 1980, e seu nome TAMAR é uma contração das palavras tartaruga e marinha, necessária, no início da década de 1980, para a confecção das pequenas placas de metal utilizadas para a identificação dos espécimes pelos Projeto, para estudos de biometria, monitoramento das rotas migratórias e outros. Desde então, o nome passou a designar o Programa Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas, executado pelo IBAMA, através do Centro Brasileiro de Proteção e Pesquisa das Tartarugas Marinhas (Centro TAMAR-IBAMA), órgão governamental, e pela Fundação Centro Brasileiro de Proteção e Pesquisas das Tartarugas Marinhas (Fundação Pró-TAMAR), instituição não governamental, de utilidade pública federal. Essa união demonstra a natureza institucional híbrida do projeto, que conta, adicionalmente, com a participação de empresas e instituições nacionais e internacionais, além de outras organizações não governamentais.
       O Projeto Tamar  é um programa de proteção das nossas cinco espécies de tartarugas marinhas, com atividades concentradas em 22 bases, distribuídas em diversos pontos do litoral brasileiro. As tartarugas botam seus ovos em ninhos escavados na areia das praias. Cada uma enterra de 40 a 180 ovos, que eclodem após 45 a 60 dias de incubação. Os filhotes, saindo da areia, correm rapidamente para a água, mas boa parte deles morre, atacada por animais predadores durante as primeiras semanas de vida.
       Nos berçários do Tamar, os filhotes são criados sob proteção, sendo depois liberados na água. Além disso, o Tamar conscientiza os pescadores sobre a importância da preservação, recolhe tartarugas presas em redes e cuida das que têm ferimentos, liberando-as depois no mar. Também é feito o registro de cada uma com uma placa de identificação numerada, que é fixada na pata.







Visitem o projeto!
Saiba mais através do site: http://www.tamar.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário