Nos campos e no litoral, nas noites quentes de verão, próximo de lagoas e charcos, podemos ouvir durante horas o coaxar de diferentes espécies de sapos e rãs, uma verdadeira sinfonia do despertar para a reprodução. Esses cantos ou vocalizações são muito específicos e para uma mesma espécie pode haver mais de um tipo. Os cantos, que também podem significar advertência, variam em intensidade e frequência, indicando a presença de determinada espécie em um território. Parece até impossível que possa acontecer o encontro de machos e fêmeas da mesma espécie para o acasalamento numa região onde várias espécies estejam vocalizando.
Em todos os anuros, a emissão do canto ocorre pela expulsão do ar dos pulmões para o interior de grandes sacos vocais, visíveis externamente como saliências ventrais da boca, que se comunicam com a faringe. Além de implicar um grande gasto energético para o animal, a vocalização representa também um risco, pois pode ser percebida pelos predadores. (Fonte: Caldini, Sezar e César, 2010).
Veja nos vídeos abaixo o coaxar dos sapos.
Leia:
Anfíbios ameaçados!
Clique no vídeo abaixo e aprenda a cantar a música do sapo. Essa versão irá "desenrolar" a sua língua!
Quer testar os seus conhecimentos sobre os anfíbios? Entre na página Biologia e tente responder algumas questões. Bons estudos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário